FAIL (the browser should render some flash content, not this).

 

Regras fundamentais
O Paintball é um esporte extremamente versátil e possue infinitas possibilidades de jogos e regras, porém, como em todo esporte existem os fundamentos, o básico que permanece imutável independentemente da variação de jogo ou da modalidade.

As regras fundamentais são regidas pelas normas de segurança que envolvem o esporte, sem segurança não se deve praticar o paintball.
 
Eliminação dos jogadores.

- O jogador será considerado eliminado quando atingido e manchado pela tinta contida nas bolinhas, uma vez marcado pela tinta o jogador deve levantar as mãos e abandonar a área de jogo sem falar com os oponentes nem com os jogadores do próprio time.
 
Mostre que esta eliminado.

- Enquanto estiver na área de jogo o jogador, mesmo eliminado continua sendo um possível alvo, portanto é do interesse do próprio jogador deixar claro que esta fora da partida, além de levantar os braços o jogador pode verbalizar aos demais, os termos corretos são: "jogador neutro!" ou "eliminado!" ou mesmo "saindo!".
 
Sprays de tinta ou Splash.

- O que elimina um jogador do jogo é a tinta e não necessariamente o impacto das bolinhas, se o jogador estiver com muita tinta acumulada na roupa ou no equipamento e este volume de tinta for equivalente ao contido numa bola de tinta o jogador poderá ser considerado eliminado.
 
Checagem de tinta ( paintcheck ).

- Quando atingido o jogador deve imediatamente parar de atirar e fazer a checagem de tinta conhecida por paintcheck, o jogo não é interrompido durante o procedimento, se o jogador for atingido novamente enquanto estiver checando ele estará eliminado.
 
Impactos secos.

- As bolas de tinta podem não estourar quando atingem um jogador, nesse caso o jogador poderá permanecer jogando, mesmo que tenha sido um impacto óbvio e o jogador não tenha erguido os braços ou interrompido a jogada. Uma vez erguido os braços o jogador estará fora da partida, pois isso indica rendição incondicional.
 
Jogar limpo ( Fairplay ).

- Jogar limpo ou o chamado fairplay deve fazer parte da cultura do jogador de paintball, respeitar as regras e as pessoas fazem deste um esporte muito bom de se praticar. 

O bom senso deve predominar acima das regras, na dúvida deixe o jogo, logo outra partida irá começar.
 

Dicas de como jogar limpo: 

Devemos nos preparar antes e ter na conciência de que jogar limpo é sempre o melhor para sí e para todos, paintball é diversão, alegria e camaradagem, pratique de forma a tirar melhor proveito dele: 

1 - RESPEITO: Respeite e valorize seu oponente, se você for atingido saia do jogo, pense no que você errou e tente melhorar da próxima. 

2 - HONESTIDADE: Se você for atingido saia do jogo, limpar a tinta de sí próprio provará apenas que você não joga honestamente. 

3 - DESAFIO: Se você claramente atingiu um adversário e este continuar em jogo, não peça a saída dele, apenas continue tentando acertá-lo. 

4 - EDUCAÇÃO: Seja educado sempre, caso seu oponente fizer algo errado pense que ele esta num dia ruim e não fez nada por maldade. 

5 - TOLERANCIA: Sempre dê chance as pessoas, todos tem o direito de errar, mas também tem o direito de tentar acertar. 

6 - ATITUDE: Faça o que é certo, não espere isso de ninguém, seja sempre correto, respeitoso e educado para com os outros. 

7 - CARATER: Assuma seus atos e faça sempre o melhor para você e para com todos. Não faça com os outros o que não quer para você mesmo. 

8 - SEGURANÇA: Preze pela sua segurança e a dos outros, conheça as regras e os equipamentos e faça o uso correto dos mesmos, oriente as pessoas a sua volta.

O Paintball é um jogo cheio de energia, a alta velocidade, com a adrenalina à flor da pele onde se fazem novos amigos e equipas! Os jogos de Paintball existem desde meados do anos 80' (anos 90’ em Portugal) e têm vindo a construir uma boa reputação como um dos desportos mais seguros. Além de ser divertido, é também óptimo para aliviar o stress de uma semana de trabalho (e com um pouco de sorte pode jogar contra o seu patrão!!!).

Acaba por ser uma versão sofisticada dos “polícias e ladrões”; “cowboy's e índios “. Embora existam diferentes formatos de jogos, o mais amplamente divulgado é o da Caça à Bandeira. Normalmente joga-se com um grupo de 5 a 10 jogadores, divididos em 2 equipas e onde o objectivo é capturar uma bandeira da equipa adversária, ao mesmo tempo que se protege a nossa, ou então eliminar por completo os jogadores adversários. Durante este processo, tenta-se afastar os adversários do jogo disparando com um marcador especial de CO2 ou ar comprimido, pequenas bolas de tinta. Entre os intervalos dos jogos, os jogadores podem ter o seu merecido descanso, verificar o material, carregar o seu stock de bolas e contar as suas histórias de vitórias e (normalmente) as suas agonizantes derrotas. Quer se ganhe ou perca, todos passam um dia incrível.

 
 


cerradopaintball.com © 2011 |Todos os direitos reservados


inicio l fotos e videos l localização l tarifas l paintball l contato